segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Exercícios Físicos no Calor!!!!!

Vem chegando o verão, um calor no coração ...

Pois é gente o verão esta praticamente na porta. Então vamos tomar alguns cuidados na hora do exercício, certo?


Quando realizamos exercícios em ambientes  muito quentes, colocamos um estresse  fisiológico adicional ao nosso organismo.

  

                      Problemas Associados a Ambientes Quentes



Fadiga: Incapacidade de manter a produção de energia.

Hipertermia: elevação da temperatura corporal.

Má circulação periférica.

Desidratação: é a eliminação de água e sais minerais do organismo.



Para evitar tudo isso precisamos saber o que é a  Termorregulação....você  viu bem TERMORREGULAÇÃO.

E o que é termorregulação?

É a capacidade de manutenção da temperatura corpórea   dentro de certos limites, mesmo quando a temperatura do ambiente é diferente.

Tipos de termorregulação: 

Fisiológica: o organismo utiliza mudanças fisiológicas (suor e tremor) para controle da temperatura corpórea.

Comportamental. Ex: Abrigar-se do sol.

Então vamos ver algumas dicas  para evitar problemas ao malhar no calor do verão.....


# Use roupas adequadas ( roupas claras e leves, algumas tem furinhos em formatos de cone que auxiliam na evaporação do suor).

# Beba muita água e coma frutas (elas ajudam na manutenção da temperatura corpórea).

# Faça a aclimatação (procure conhecer o lugar  do exercício).

# Faça seus exercícios pela manha ou final de tarde. São nesses períodos que o dia esta mais fresco.

# Faça intervalos. Isso pode ajuda-lo a manter-se hidratado e com a temperatura corpórea  mais baixa.

# Proteja a pele (use FILTRO SOLAR).











Seguindo essas  dicas vocês aproveitarão muito mais seus exercícios físicos!!!!











quinta-feira, 9 de junho de 2011

AR FRIO E SECO

Exercícios Físicos em Ambientes Frios


   No verão as pessoas podem ficar varias horas se banhando,fazendo exercícios, enquanto no inverno o ar frio e seco atrapalha.Os seres humanos possuem uma capacidade muito menor de adaptação ao frio do que ao calor.
  
   Devido ao calor gerado durante o exercício, o frio nao representa perigo. Porém, a exposição severa a baixas temperaturas pode levar a congelamento, hipotermia e morte.
   
   Exercícios aeróbicos  prolongados provocam ate 24 vezes mais calor. Se a intensidade do exercício não for suficiente para gerar calor, podem ocorrer o tremores e o aumento de consumo de oxigênio.

   Durante o exercício em climas frios ocorre uma maior ventilação, que causa a perda de agua nas vias respiratórias, ocasionando uma desidratação generalizada, secura na boca, sensação de queimação na garganta e irritação das vias respiratórias. Por isso é muito importante que se beba líquidos durante o exercício.




   Dicas para a Prática de Exercícios em Ambientes Frios:



                         Roupa adequada: em geral roupas quentes  e  impermeaveis que permitam a saida do vapor causado pela transpiração.
                        
                        Aquecimento adequado: a elevação da temperatura muscular antes do exercício pode melhorar seu desempenho.

                        Considerar a velocidade e direção do vento: procurar se exercitar a favor do vento para amenizar a sensação termica de frio, uma vez  que ela se agrava quando o exercício é feito contra o vento.
                           
                        Cuide com ambientes aquáticos: Aumentar a temperatura da agua, fazer intervalos de 15 em 15 minutos fora da piscina e aplicar vaselina ou lanolina para nadadores que vão fazer longos percursos são opções para evitar a hipotermia.

  
  O corpo é menos adaptavél fisiologicamemte ao exercício prolongado ao frio do que ao calor. Por isso não  devemos prescrever exercícios em ambientes frios, sem um diagnótico prévio do paciente ou atleta,pois o estresse  ao frio é altamente
relativo,depende do metabolismo, da resitencia e do calor corporal de cada um.




quinta-feira, 29 de julho de 2010

Síndrome das Mãos Inchadas.

 O que é?

  Ocorre quando uma pessoa caminha ou corre por mais de 60 minutos. O disturbio é provocado pela circulação sanguinea deficiente durante a prática do exercício físico.

Como ocorre?

  O sangue depois  de ser bombeado para irrigar os orgãos do corpo,volta ao coração. Esse é princípio da circulação sanguinea.
  No caso dos braços e das mãos, o sangue é levado pelas artérias subclavias direita e esquerda para os membros inferiores. No caminha inverso, as veias ulnares, braquiais e outras menos profundas retornam o sangue para o músculo cardíaco.
  Quando uma pessoa se exercita, a frequencia cardiaca aumenta e os vasos se dilatam. A ação da gravidade dificulta o retorno do sangue, causando o inchaço.
   Como a pessoa não movimenta as mãos, elas incham.
   O incomodo passa depois de alguns minutos com o final da atividade.






COMBATA O INCHAÇO

- sempre remova aneis, pulseiras, relogios antes de caminhar ou correr;
- faça movimentos circulares com as mão durante a caminhada ou corrida;
- carregue um objeto leve para exercitar os punhos ( bolinhas de borracha ou espuma), não esqueça de alternar as mãos;
- cuidado com a ingestão demasiada de líquidos.


Dicas para a pratica de um exercício abdominal bem feito!

oi!!
Passando para tirar a poeirinha do blog!!!

Ai vão algumas dicas para vc tirar a preguiça deste corpo que lhe pertençe, e começar a se exercitar!!!

 Todo mundo me pergunta se o exercício ABDOMINAL  tira aquela gordurinha chata....que inssite em ficar instalada em seus pneus........ a resposta é NÃOOOOO! ABDOMINAL  só TONIFICA e ENRIJECE  a musculatura! para vc perder quilinhos de banha..hihih...vc tem que fazer alguma atividade aerobica( com gasto de calorias), caminhada, corrida, natação.....!

Não faça o exercício abdominal de pernas estendidas, vc estará forçando sua coluna e possivelmente lesionando-a!

Não apoie sua mão na nuca,  não forçar o pescoço, em vez disso prefira os braços esticados ao longo do corpo ou apoiados sobre o peito, afinal vc esta fazendo ABDOMINAL e não PESCOÇAL!

Existem variações desse exercício.....essas dicas são para os INICIANTES!!!



Então respirem fundo..pq isso é o começo!!
 Até breve!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Ballet!












  Estava "eu" na minha humilde residência.....quando pensei:  "pq postar..pq não postar" e aqui estou eu...tirando a poeira do blog...!
  Esse é um blog de malhação certo?? Então que tal  movimentar as coisas?!
  Estava vendo uma apresentação de ballet.....e fiquei pensando o quão arduo é o trabalho do bailarino(a)..é aqueles mesmo que usam macacão....vestidinho...!
vcs acham que é fácil? manter o peso, se equilibar numa ponteira de gesso,treinar umas oito horas por dia??
então por isso.....BALLET  é uma forma de MALAHAÇÃO, muito dura por sinal..até Arnold Schwarzenegger usava o ballet como forma de treinamento para o Mr. Olympia...dando mais graça aos movimentos!
Aproveite e se entregue a Dança..seja qual for o tipo!

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Execícios Avançados para Costas II


BARRA FIXA
Suspenso na barra fixa, mãos bem afastadas em pronação:
- Inspirar e realizar uma tração para levar a nuca quase em contato com a barra. Expirar no final do movimento.

Este exercício, que exige uma certa força, é excelente para desenvolver os conjuntos das costas. Ele solicita igualmente os bíceps, p braquial, o braquiorradial e o peitoral maior.

BARRA FIXA EM SUPINAÇÃO
Suspenso na barra fixa, mãos afastadas em supinação á largura dos ombros:
- Inspirar e realizar uma tração, potraindo o peito, de modo a levar o queixo até a altura da barra. Expirar no final do movimento.
Este movimento permite desenvolver o latissímo do dorso e o redondo maior, associando o trabalho intenso o bíceps braquial e do braquial. A esse respeito, ele pode participar da composição de um programa especifico para os membros superiores.
São também solicitados os trapézios (parte transversa e ascendente), o rombóide e os peitorais. A realização deste exercício exige uma certa potência. Para maior facilidade pode ser feito com polia alta.

Curiosidades sobre suplementos


Que suplemento utilizar?
Se você começou a fazer academia, começou a malhar, e procura por uma maneira de rapidamente ficar da forma de desejar, saiba que os suplementos alimentares realmente ajudam as pessoas a ficarem da forma que desejarem.

Os suplementos mais comprados e mais indicados para quem realmente deseja ter resultados em seus treinos, é a "Whey Protein", a "Glutamina", a "Creatina", a "HMB", a "Albumina", entre outras muito procuradas por atletas.

A maneira mais correta de descobrir qual suplemento alimentar você deve tomar, para adquirir o corpo perfeito, é procurando por um nutricionista esportivo, pois são pessoas profissionais, que sabem através de avaliações nutricionais e físicas, quais os melhores suplementos para seu caso.

Quando os suplementos podem e devem ser utilizados em treinos ou competições?
  1. há uma dificuldade em ingerir as calorias suficientes para repor o que o atleta gasta durante o treino ou competição;
  2. deseja-se diminuir o bolo fecal para evitar evacuação durante a competição;
  3. pretende-se fazer uma supercompensação com CHO e não existe abundância de alimentos ricos em CHO ou as condições de higiene e preparo não são favoráveis;
  4. existe a necessidade de recuperação pós-esforço combinada com situações de falta de apetite;
  5. o indivíduo passa por uma situação temporária de restrição alimentar;
  6. competições e treinos longos que necessitam do consumo de CHO para serem mantidos em níveis de volume e intensidade aceitáveis.
Há segurança nos resultados apresentados com o uso de suplementos?
A abundância de produtos disponíveis e a falta de controle fazem com que seja difícil estudar a eficácia e até mesmo a segurança dos suplementos. Muito do que é divulgado não passa de propaganda. Existe uma indústria milionária apoiando a venda dos produtos enquanto que a verba investida em pesquisa séria sobre os produtos é irrisória.